:: Câmara Municipal de Bela Vista de Minas/MG ::

História

História de Bela Vista de Minas
 
Bela Vista de Minasé um município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado às margens do Córrego do Onça.
A cidade encontra-se a 100 km de Ipatinga e a 120 km da capital mineira. O seu acesso é feito através da BR-381.
Bela Vista é resultado de um desmembramento do município de Nova Era, pertencente à Comarca de Rio Piracicaba até dezembro de 2008. Em janeiro de 2009, devido mobilização popular, Bela Vista de Minas, passou a pertencer a Comarca de Nova Era.
Bela Vista de Minas, situada as margens da BR-381, dentre as montanhas que cercam o município, é uma pacata cidade do interior que tem como destaque o seu povo que sempre recebe bem os visitantes e que sempre luta por dias melhores.

Bairros

A cidade é divida em 12 bairros: Bandeirantes, Lages, Serrinha, Córrego Fundo, M. Marcelina, Senhor do Bonfim, Boa Esperança, Capela Branca, JK, Mato Grosso dos Anjos, Taquaril e Caminho Grande.

  • Bairro Bandeirantes: Parte alta da cidade, onde reside uma boa parte da população e também se localiza algumas empresas da cidade , como o Apiários Bela vista, DSA Distribuidora, entre outras.
  • Bairro Lages : É o maior bairro da cidade, sendo o que ainda existe o maior espaço territorial para futuros desenvolvimentos. No bairro encontramos um comércio em desenvolvimento, a educação é bem desenvolvida com a Esc. Est. Adelina c. Mendes sendo destaque pelo trabalho, Temos o PETI e também o acompanhamento da prefeitura na área da educação.
  • Bairro Serrinha: Bairro também muito importante na história de nossa cidade, neste referido bairro vários de nossos amigos belavistanos puderam concluir o segundo grau(colegial) na Esc.Mun. Bento Augusto que hoje atende e educaçao apenas as crianças de nossa cidade e ainda temos a Esc. Infantil Pedro Ferreira que é mantida pela Prefeitura Municipal e tem o trabalho voltado para a iniciação das crianças na educaçao escolar. Situava-se também no bairro a antiga Cotochés que era um entreposto de beneficiamento de leite e derivados que a bastante tempo já foi desativado. o espaço onde encontrava-se a cotochés, hoje abriga o Dep. Sto Antônio que tem uma distribuidora de cimento e materiais de construção em geral. Falar do bairro serrinha é obrigatório estar lembrando do Grêmio Esporte Clube que também deixou escrita a sua história.
  • Bairro Maria Marcelina: Neste bairro temos também uma parte muito importante de nossa cidade localizada; A sede da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores (Av. Arthur Costa e Silva - 70) , o Cartório (R. Maria Marcelina esq. com Av. José Modesto), Esc. Est. Padre Oswaldo Podestá (Pe. Oswaldo foi o Primeiro pároco de nossa cidade) na R. Arthur Costa e Silva s/n, Esc. Est. José Modesto de Ávila de 2° Grau , Esc. Municipal Sebastião Francisco de Ávila , sendo que as duas últimas referidas se localizam no mesmo endereço R. Sergipe - 82 , neste bairro também se destaca o comércio em geral, situa-se uma agência bancária (Itaú) e ainda neste bairro fica localizada a empresa de transporte coletivo que serve o nosso município que é a Transportadora Bela Vista. Para o lazer, temos uma área onde sempre sãos realizadas as maiores festas como :A Cavalgada que é uma das melhores da região, concurso de som automotivo, Fest Cowtry Forró , Festa do Peão Boiadeiro , Ençenação da Semana Santa e ainda torneios Desportivos por encontar nesta area duas quadras poliesportivas sendo um ginásio coberto que leva o nome do Saudoso professor de educação física, Célio Linhares. Ainda Falando do Bairro M. Marcelina não podemos deixar de falar do Centro de Saúde Modesto de Avila que é de total empenho dos moradores e muitos vem lutando arduamente para a sua conclusão, este vem sendo feito com esforço da população para melhor um dia atender a saúde de nossa cidade .
  • Boa Esperança: No B. Boa Esperança temos uma população bastante batalhadora e acolhedora. Destaca-se no bairro na área da educação a Esc. Mun. José Teixeira Cota (Fazendeiro e Líder Político). Situa-se no referido bairro várias empresas que atendem ás pesoas que trafegam na BR 381, com o serviço de manutençao em veículos , abastecimento (Posto Gira Sol), churrascarias de excelente qualidade e ainda á margem da 381 fica localizada a Empresa Magno e Paula Ligas e Reciclados que emprega um bom número de funcionários. Em uma parte do bairro no passado o sucesso era pela boêmia com o funcionamento de boates que hoje já se encontram desativadas.
  • Bairro Córrego Fundo: Área que é cercada por lindas chácaras particulares que servem na sua maioria para descanso e lazer. No bairro temos ainda a produção na agricultura: Leite , Granja , e ainda vários pequenos produtores que comercializam o que produzem no setor agrícola. A preservação ambiental é um ponto forte da área e também a religiosidade da população.
  • 'Bairro Senhor do Bonfim: O Bairro Senhor do Bomfim tem a sua topografia bem acidentada, mas nem por isso deixa de ser habitado. Neste bairro encontramos a Igreja Assembléia de Deus, A Igrja Matriz de São Sebastião (Padroeiro da cidade, festa é no dia 20 de janeiro). Temos também o serviço voluntário da Sociedade São Vicente de Paulo que há muito tempo presta um serviço solidário a comunidade carente. No esporte o destaque fica por conta do Esporte Clube Sete de Setembro que já fez a sua historia e continua fazendo. No lazer temos a Piscina do Mathias.
  • Bairro JK: Este bairro está em desnvolvimento constante e tem como seu maior atrativo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que é conhecida como igreja velha e que agora esta sendo reformada pela comunidade cotólica da cidade. Em seguida destaca-se no bairro o Estádio Municipal Modestão que já foi palco de grandes decisões esportivas e que vem recebendo bons cuidados e recentemente recebeu iluminação para realizaçao de partidas noturnas. Mas o verdadeiro destaque do bairro é a população, só gente amiga.
  • Bairros Taquaril Capela Branca e Mato Grosso dos Anjos: São bairros que ficam um pouco afastado do centro da cidade mas têem o mesmo valor e significado para comunidade. No Taquaril encontramos a Cachoeira do Taquaril que tem uma beleza sem igual. No Capela Branca a natureza é esuberante e a população é (show de Bola). A Igreja que é uma capela bem antiga por sinal e totalmente restaurada é a obra que dá nome ao bairro. Região muito apreciada pelos pescadores. Destaca-se também a agricultura comercial e de subsistencia.
  • Bairro Caminho Grande: Área de fazendas e de boa produção agrícola, a parte de reflorestamento de Eucalipto é o forte no momento. Da fazenda caminho Grande sai uma boa cachaça produzida pelo Edil, e ainda destaca-se no bairro a Fazenda Sto. Antônio (Ninico). Se tiver a oportunidade de visitar esta região pode ir que com certeza ficará encantado(a) com as imagens do local e ainda conhecerá uma das maiores gameleiras da região que fica na porta da Fazenda Caminho Grande.

História

A princípio a cidade de Bela Vista de Minas formada por fazendas que pertenciam aos Srs. Modesto Antônio de Ávila, José Modesto de Ávila , Antônio Modesto de Ávila que em suas faltas passaram as terras a seus descendentes. Que foram comercialzadas com a população. Cada comprador construía suas casas e assim formou-se um povoado com as denominações: “Onça de Cima" e "Onça de Baixo”. Algum tempo depois construíram uma capelinha em honra de São Sebastião, passando a chamar-se São Sebastião de Bela Vista, pertencendo a Nova Era. O município de Bela Vista de Minas foi criado pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrando do município de Nova Era e declarando naquele momento as margens do Corrego do Onça a Independência de Bela Vista de Minas. Bela Vista, não chegou a ser distrito, sendo elevado diretamente a Sede Municipal com denominação de Bela Vista de Minas no dia 29 de abril de 1964.

Educação

A primeira escola de Bela Vista de Minas funcionava na fazenda do Sr. José Modesto de Ávila, sendo a professora a Senhora Adelina Mendes Barros. O primeiro prefeito eleito de Bela Vista foi o Senhor Geraldo Elias Bueno, que governou de 6 de dezembro de 1965 a 31 de janeiro de 1967 na cidade, que ora se formava, imensas necessidades: infra-estrutura básica, saúde, educação, etc. Mas, as primeiras administrações de Bela Vista encararam o desafio de mudar o perfil social verificado na cidade e procuraram criar uma estrutura jurídica e administrativa capaz de dar suporte ao conjunto de políticas públicas a serem desenvolvidas, as quais vêm até os dias atuais, respondendo às necessidades da população.
 
Alguns dados importantes:
- Criação do Distrito:
Emancipação do Município: 1962 - (Lei 2.764, de 30/12/1962)
- Localização:
Central - Estado de Minas Gerais
- Extensão Territorial:
109,1 Km2
- Distância dos principais centros (Km):
Belo Horizonte: 132
Rio de Janeiro: 545
São Paulo: 710
Brasília: 760
Vitória: 420
- Adjetivo Pátrio
Bela-vistense
- Principais Rios:
Rio Piracicaba
Rio Santa Bárbara
- Limites
João Monlevade,
Rio Piracicaba Nova Era
São Domingos do Prata
Itabira
 
 

 
Você está aqui: Home Cidade História